quinta-feira, 7 de março de 2019

Blasting News funciona?

Se você está procurando formas para "ganhar dinheiro na internet" provavelmente já teve ter ouvido falar do site Blasting News, uma revista eletrônica que utiliza o conceito de jornalismo social, participativo.

Mas afinal, o que é jornalismo social? Na prática, quer dizer que qualquer pessoa possa escrever matérias para eles, que precisam ser aprovadas, e se aceitas, rendem dinheiro para seu autor. O cadastro é fácil, e se for aceito (normalmente textos sem erros gramaticais são aceitos), o autor recebe por visualizações que atingir. Em março de 2019 pagavam  R$ 12 reais por mil vizualizações (para assuntos de política e econômia) e R$ 9,60 para os demais assuntos.

Mas o Blasting News paga mesmo?


Vou contar aqui minha experiência, no período de seis meses que escrevi para eles. Minha última publicação foi em 12 de março de 2018, e SIM recebi cada centavo que o site me devia.

Esta foto mostra o número de visualizações e artigos que escrevi num período um pouco superior há seis meses, pois minha primeira publicação foi em 29 de julho de 2017.

Pelos valores atuais, arredondando o número para 85 mil visualizações, teria feito R$ 935 Reais, ou seja pouco mais de R$ 155,00 por mês. Ou R$ 7,54 por artigo. Mas esses não são os valores reais que recebi.

Eu nunca escrevi sobre política ou econômia, normalmente escrevia sobre cinema, minha paixão, e assunto que me sinto confortável em escrever. Cheguei a administrar um canal do site, sobre cinema, que me prometia um dinheiro extra, mas este nunca me rendeu nada.

Como minha conta esta desativada, não consigo acessar meu extrato exato, mas sei que recebi pouco mais de R$ 1000,00 reais do site. Não é uma fortuna, mas foi um dinheiro muito bem vindo. Preciso informar aqui, que na minha época, os valores para notícias gerais eram um pouco mais alto, e você ganha um pouco mais se algum "social blaster" compartilhar a sua notícia.

Social Blaster são pessoas que não escrevem, mas possuem páginas em redes sociais como o Facebook, com muitos inscritos, e ganham uma porcentagem do site por compartilharem notícias em suas páginas.

Todas as matérias dão dinheiro?


A resposta é NÃO! Sua matéria precisa ter 150 visualizações em um período de 30 dias para começarem a render. Se após um mês você não tiver este número, ela não rendera nada. Eu tive diversas matérias que não atingiram o mínimo, e não me valeram nem um centavo.

É possível ganhar muito dinheiro com o Blasting News?

A resposta é SIM! Eu cheguei a ter matérias em destaque na página inicial, e essas me renderam razoávelmente bem. A matéria que mais me deu dinheiro rendeu por volta de R$ 150,00 reais. Mas minha média era de R$ 1,50 R$ 2,00 reais por matéria. E como já disse, algumas não renderam nada.

Cheguei a ficar no ranking dos 10 mais lidos da semana. Na época, o autor "caneta de ouro", o mais lido, chegava a fazer 500 mil de visualizações por mês. Façam as contas, isso dá um belo dinheiro.

Mas ele escrevia de tudo, política, econômia, crimes, fofocas, novelas, Big Borther. Cheguei a vê-lo publicando 10, 15 matérias por dia. Eu até tentei fugir um pouco do meu tema, mas não tive sucesso.

Então a resposta é, dá para fazer muito dinheiro, mas demanda trabalho, esforço e uma enorme capacidade de divulgação. Vi muitas matérias muito boas não alcançarem 30 visualizações, e algumas bem duvidosas se tornarem virais.

Se você tiver paciência e um bom nixo de leitores, pode ser uma boa opção, mas a experiência depende de cada um. Não existe fórmula mágica para "ganhar dinheiro on-line".

Mas o site paga direitinho, é preciso, claro, fazer o cadastro e ter uma conta bancária. Como a empresa é estrangeira (situada em Londres), são cobradas algumas taxas para transferências para o Brasil. Mas isto é uma burocracia do banco, não sendo culpa da empresa. É preciso ter um saldo mínimo para solicitar o pagamento, na minha época era R$ 125,00 reais.

Se você atingiu este saldo, pode pedir o pagamento até o dia 03 de cada mês, e leva uma semana em média para receber. Se não atingir, você não perde o seu dinheiro, ele fica acumulado até você ter a quantia mínima para solicitar o pagamento.

Nenhum comentário:

Postar um comentário